Sistema de irrigação com aspersor – Saiba todos os detalhes!
23
Feb
2022
Diferente de outros tipos de sistemas de irrigação, os aspersores proporcionam a irrigação em toda a superfície da área cultivada. Seus modelos e diferenciais podem ser muito vantajosos e rentáveis para o agricultor.
De um tempo pra cá, fala-se muito sobre os sistemas de irrigação com aspersores. Esse modelo de irrigação ganha cada vez mais adeptos devido as praticidades que oferecem no momento do cultivo.
Tipos de aspersores de irrigação:
Hoje em dia o mercado de agricultura fornece três tipos de modelos diferentes de irrigação por aspersão. Cada um tem uma particularidade e eles atendem as mais variadas demandas de plantações e podem ser aplicados em diversas áreas.
São eles: modelo de sistema convencional, sistema autopropelido e o pivô central.
Aspersão convencional.
O modelo convencional de irrigação por aspersão é o mais básico. Ele é formado por um dispositivo simplificado que envia os jatos de água em diferentes distâncias, por um bocal de vazão variável.
Irrigação por sistema autopropelido.
O sistema autopropelido por carretel é um equipamento que utiliza um aspersor só e geralmente o modelo conhecido como canhão. Para este modelo, as melhores diretrizes de indicação são as pequenas e médias propriedades. O canhão se localiza em um carro que se movimenta automaticamente com a força da própria água. Enquanto ele se movimenta, joga a água em toda a plantação.
Irrigação por pivô central.
E por fim, o último modelo apresentado é o sistema de irrigação por pivô central. Este é o sistema de aspersão mais tecnológico e é indicado para grandes áreas e plantações de grande porte.
Sua estrutura é formada por uma base fixa que sustenta toda uma tubulação aérea. A água é enviada pela tubulação a partir de lances e é enviada para os aspersores suspensos, realizando assim a irrigação por meio de jatos.
Sua movimentação é dada por motores elétricos ou diesel e seu sistema é totalmente automatizado, movimentando-se sob rodas.
Quais seus principais diferenciais?
Os aspersores de irrigação, são uma ótima opção justamente pela sua facilidade e flexibilidade de adaptação. Ele pode ser utilizado tanto em grandes plantações, como em médias.
Parâmetros de irrigação por aspersão
Antes de fazer sua escolha, conforme falamos anteriormente, é muito importante entender os principais parâmetros.
A qualidade da água de sua rega também é um fator que deve ser levado em conta, por isso é muito importante o uso do tipo de filtro correto, dependendo das impurezas que estão presentes na água de irrigação.
Com relação ao solo, na irrigação por aspersão, você precisa dar importância a capacidade de infiltração da água no solo. Essa atenção deve ser redobrada, principalmente, em casos com histórico de escoamentos ou erosões no solo da propriedade. Mas, o problema também pode ser inverso, quando o solo apresenta certa dificuldade de infiltração de água no solo. A orientação é que o agricultor procure as devidas soluções para corrigir o solo antes de adotar o modelo de aspersor que atenda às necessidades de seu plantio.
Converse sobre sua cultura com seu fornecedor de sistema de irrigação antes de adotá-lo por conta própria. Em plantações como pimentão, tomate, algumas outras frutas e raízes em solos arenosos, o sistema por aspersão não é indicado, pois, podem comprometer o plantio contribuindo com o desenvolvimento de doenças específicas de cada planta.
Quanto aos valores de investimento, eles podem variar muito conforme o tamanho do plantio e do modelo de irrigação que será indicado.
Para conhecer os nossos aspersores, clique aqui.
Para saber mais sobre os nossos produtos, clique aqui.
Para entrar em contato com a nossa equipe, clique aqui.