Aspersor, nebulizador ou gotejador – Qual é o melhor método de irrigação?

Aspersor, nebulizador ou gotejador – Qual é o melhor método de irrigação?

5

Aug

2022

Quando falamos em métodos de irrigação para plantios, gramados ou jardins, sempre vem um método em específico em nossas cabeças.

Cada agricultor tem um gosto pessoal por um método diferente e sempre tem técnicas e preferências que atendam melhor às suas necessidades e às de seu plantio. Lembrando sempre que, cada tipo de planta, exige um tipo de irrigação diferente.

Pensando nisso, listamos os principais detalhes dos 3 métodos mais conhecidos, para te ajudar a escolher qual é o mais eficaz para a sua plantação. Confira a seguir!\

Método de irrigação com aspersor

O sistema de irrigação com aspersor pode ser considerado o sistema básico de rega. Este método é adotado por muitos agricultores, sendo considerado bastante tradicional devido a sua versatilidade. Além de fácil adaptação para diversos tipos de plantações diferentes, o aspersor também pode contribuir diretamente nas produções e resultados positivos da colheita.

Esse sistema é, basicamente, responsável pela pulverização de água sob as plantações, simulando uma chuva e proporcionando uma rega de cima para baixo. Ele pode ser encontrado em duas formas: aspersor convencional e aspersor mecanizado.

Dentro do sistema convencional, encontramos os tubos, motobombas e os aspersores – que podem ser móveis ou fixos. Quando o sistema é móvel, ele é movimentado pela área escolhida, fazendo a rega por toda a região. E quando são fixos, eles ficam em posições estratégicas, visando molhar as regiões que mais necessitam de água.

Método de irrigação com gotejador

Quando falamos na irrigação por gotejamento, falamos de um método que se consiste em aplicar as gotas o mais próximo da raiz das plantas. Essa técnica é feita por meio de gotejadores alinhados em tubos ou microtubos por toda a extensão do sistema de irrigação.

Uma de suas principais vantagens é a eficácia que se aproxima a 90%. E, por ser uma técnica muito certeira, ela é uma grande aliada no que se diz respeito a economia de matéria-prima como fertilizantes, vitaminas e, principalmente, água.

Além dessas vantagens, listamos outros pontos positivos na adoção deste sistema de irrigação. Confira abaixo:

  • Evita doenças causadas pelo contato da água com as folhas, já que a rega é feita diretamente na raiz;
  • O vento e a declividade do solo não interferem na rega. Então, não é necessário o nivelamento de solo, nem o planejamento de plantação em pontos onde batem mais ou menos vento;
  • Mantém o solo úmido e não fazem formação de barro;
  • Por a rega ser feita diretamente no solo, a perda por evaporação é significativamente menor do que comparada a outros métodos de irrigação;
  • É versátil e se adapta a diversos solos.

Método de irrigação com nebulizador

O método de irrigação por nebulização nada mais é do que a emissão de uma névoa formada por pequenas e micro gotículas de água que auxiliam na manutenção e controle da umidade relativa do ar – temperatura das áreas do plantio ou do galpão.

A nebulização possui diversas aplicações, mas, geralmente, essa técnica é aplicada em áreas de cultivo em ambientes protegidos, como em viveiros ou estufas. Outros lugares em que a nebulização costuma ser aplicada é para a conservação de flores, balcões de verduras de supermercados, granjas, estábulos e diversos outros locais onde a necessidade da umidade relativa do ar precisa ser aumentada.

Agora que você já tem em mãos as principais características de cada método, ficou mais fácil de encontrar o ideal para o seu projeto.

Vale lembrar que, apesar de todas as dicas e especificações citadas acima, é importante considerar as orientações profissionais e demandas da cultura de seu plantio.

Para um método de irrigação eficiente e de alta qualidade, conte com a Agrojet!
Clique aqui e conheça os nossos produtos.