Gotejador x Microaspersor – Irrigação localizada
15
Jun
2022
Dentre os diversos métodos de irrigação que existem no mercado, existe o método de irrigação localizada, onde os seus principais emissores são o gotejador e o microaspersor.
Mas, antes de nos aprofundarmos nesses sistemas, vamos falar sobre o método propriamente dito.
O que é a irrigação localizada?
O método de irrigação localizada nada mais é que um método que aplica a água em um único local do solo. Geralmente essa água é aplicada onde a planta se localiza e é aplicada diretamente no solo, próximo à raiz.
Uma das principais características deste método é fazer uma rega de baixo volume, quando comparada aos demais métodos de irrigação. E sua principal vantagem é manter e ajudar o agricultor a controlar, com sucesso, a umidade do solo, principalmente quando as necessidades de umidade do solo da cultura são elevadas – aí este tipo de método se torna altamente recomendado.
Quando falamos em área molhada de um plantio, vale salientar que ela seja suficiente para umedecer toda a região do solo em que englobe as raízes das plantas, o que geralmente é o equivalente a ⅓ da área sombreada pela cultura. Desta maneira, a área do solo que fica aparente é bem menor e as perdas de água também são menores.
Agora que você já sabe o que é a irrigação localizada, como ela funciona e quais suas especificações, fica muito mais fácil compreender seus demais elementos.
Basicamente, neste método, são utilizados dois tipos de equipamentos: os gotejadores e os microaspersores.
Em um resumo geral, os gotejadores aplicam a água em postos específicos do terreno, enquanto os microaspersores fornecem água em áreas específicas. Mas, para você saber qual é o melhor método para sua cultura, vamos detalhá-los a seguir. Confira abaixo!
Irrigação por gotejamento
O gotejador é um sistema que oferece eficiência de até 90%, dependendo de como for implementada e da cultura escolhida. Quando bem aplicado e gerenciado, a produção tende a aumentar.
Geralmente, o gotejador é indicado para os solos mais pesados e com baixa taxa de infiltração e também para solos arenosos ou com baixa capacidade de armazenar umidade.
As principais vantagens do gotejador são:
- Economia de água, de fertilizantes e de nutrientes;
- Mantém o solo úmido e com oxigênio;
- Menor proliferação de pragas, parasitas e ervas-daninha;
- Não exige nivelamento do solo;
- Não há proliferação de doenças causadas em folhas por conta da umidade;
- Alta adaptabilidade.
Irrigação por microaspersão
Conforme falamos acima, o microaspersor também é um método de irrigação bastante popular. Os microaspersores distribuem água em apenas uma área localizada, circular ou setorial.
As principais vantagens do microaspersor são:
- Economia: quando comparado aos aspersores convencionais, o microaspersor é muito mais econômico;
- O microaspersor é um sistema bastante versátil e adaptável a diversas culturas diferentes e em todas as suas fases de crescimento;
- Sua rega é uniforme e seus emissores têm menos probabilidades de entupimento;
- Exigem menos esforço físico;
- Indicado para diversos tipos de terrenos diferentes e muito adaptável.
Conclusão
Podemos concluir que, independentemente do método escolhido, a irrigação localizada oferece possibilidades para todas as necessidades de plantações. Tanto para aplicações de água no solo através de um sistema de irrigação, quanto para o monitoramento de água e volume que será aplicado no solo ou nas plantas.
Desta maneira, podemos dizer que esse método é muito vantajosos e oferece:
- Mais eficiência no uso da água e produtividade
- Melhor performance na adubação;
- Muito mais autonomia no controle fitossanitário;
- Não atrapalha os tratos culturais;
- Pode ser escolhido para qualquer tipo de solo ou topografia;
- É adaptável em diversos tipos de solos;
- Garante mais economia.
Está em busca de sistemas de irrigação eficientes?
Conte com a Agrojet!
Clique aqui e conheça os nossos produtos.
Ou aqui e fale conosco!