O que é Gotejador Autocompensante e suas características

O que é Gotejador Autocompensante e suas características

26

Jun

2020

Quem nos acompanha já sabe como a irrigação é importante para o crescimento e os bons resultados de uma cultura. Mas se você é novo por aqui, não se preocupe, iremos explicar brevemente o porquê é preciso ter uma irrigação adequada para cada tipo de plantação.

Qualquer irrigação irá depender do solo, clima, topografia e outros fatores que irão influenciar sua cultura. Quando a escolha dos equipamentos, a prática e a técnica são feitas exclusivamente para impedir que esses fatores atrapalhem a plantação, faz com que a irrigação seja bem executada, podendo garantir um aumento da produção em até 3x.

É importante lembrar que cada cultura possui um método. E para cada método, há um sistema de irrigação apropriado. Para ficar claro: o Método é a forma pela qual a água pode ser aplicada à plantação, como aspersão, localizada e outros. O sistema depende da influência de cada fator, pode ser microaspersores, nebulizadores etc.

Um dos sistemas de irrigação mais utilizados nos dias de hoje é o GOTEJADOR. Nesta técnica, as peças são presas a uma mangueira, que são acopladas a uma rede de canos. Os gotejadores permitem que os espaçamentos entre eles sejam feitos de acordo com a preferência do produtor, assim como a quantidade de pressão e o tempo de duração da irrigação.

Este sistema deve liberar água de maneira uniforme e lenta sobre as plantas. A eficiência no uso da água pode chegar a 90%, já que não há evaporação e nem escoamento superficial.
Outras vantagens dos gotejadores são:

  • Não sofre interferências causadas por ventos.
  • Economiza energia no bombeamento.
  • Aumento do potencial produtivo com a aplicação de fertilizantes na água.
  • Não promove impacto no solo, prevenindo erosões.

Além dessas, há muitos outros benefícios de se utilizar os gotejadores em sua irrigação. Mas agora fica a dúvida, qual a diferença entre um Gotejador regulável e um Gotejador Autocompensante?

Geralmente, o gotejador regulável é utilizado em pequenas linhas de terrenos planos ou com plantas de diferentes espécies, pois permite regulagem individual dos gotejadores, para diferentes vazões por planta. Já o GOTEJADOR AUTOCOMPENSANTE é usado especificamente para linhas extensas e topografias irregulares, com desnível.

Quando há aclive ou declive em um solo, a irrigação deve ser muito bem estudada, já que é preciso que todas as plantas sejam molhadas uniformemente. O autocompensante garante essa função, pois em sua estrutura existe uma pequena membrana que funciona como um diafragma, que promove a compensação automática da pressão. Esse diafragma faz com que a água seja distribuída igualmente entre os gotejadores, mantendo a pressão uniforme em todo sistema de irrigação.

Por fim, ambos irão trabalhar com a mesma pressão e vazão. O que irá diferenciar o uso desses gotejadores serão o solo, a declividade e o tipo de cultura. Claro que, para haver um melhor rendimento, estes produtos devem ser de qualidade.
Sabendo disso, todos os produtos que a AGROJET produz, são fabricados com material de primeira qualidade, para assegurar que as plantas recebam água de maneira correta e eficiente, tendo como consequência um ótimo desenvolvimento de toda a cultura.

Para saber mais informações, conferir nossos produtos e garantir uma boa irrigação clique aqui.